Ferramenta valiosa para avaliação de paciente amputados

blog

pessoa com prótese de perna

Ferramenta valiosa para avaliação de paciente amputados

A baropodometria é uma técnica importante para avaliar a distribuição de pressão nos pés e é muito útil para pacientes com próteses, pois o uso desses dispositivos podem alterar a forma como o peso do corpo é distribuído sobre os pés, o que pode levar a problemas como dor, desconforto, fadiga e até mesmo a falha da prótese.

O exame de baropodometria pode ser usado para identificar áreas de pressão anormal, bem como para avaliar a eficiência da marcha e a distribuição de pressão ao longo do tempo. Isso permite que o profissional de saúde possa fazer ajustes na prótese ou recomendar outros tipos de tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Neste exemplo o paciente possui prótese total da perna direita, na imagem é possível ver o paciente com calçado para estabilização e ao lado sem o calçado, isso demonstra a importância de um calçado ou palmilha para que não haja sobrecarga na prótese.

Com o sistema é possível realizar diversas avaliações e analises, bem como realizar comparações entre exames, isso facilita para um acompanhamento de caso, podendo mostrar tudo para o paciente que além de sentir a evolução do tratamento proposto  também poderá ver de forma detalhada e simples.

Um estudo exploratório feito pela empresa “Boa pisada” em parceria com a PUC – PR acompanhou um caso de um paciente com prótese transfemural com sistema de suspensão durante cinco meses. O paciente foi tratado com dois meses de pré-protetização, indicação da prótese transfemural com sistema de suspensão e três meses de pós protetização com acompanhamento da baropodometria. Foi concluído com a pré e pós protetização pode-se aumentar a força muscular do individuo, consequentemente aumentando o equilíbrio, simetria e melhorando a marcha do paciente, deixando a mais próxima do normal. Além disto, com este processo o paciente aumenta a sua segurança, melhorando a parte emocional e psicologia, consequentemente melhorando sua qualidade de visa. Com o uso da baropodometria foi possível verificar a evolução das alterações da descarga de peso e adequando o treino de marcha da pós-protetização. Para conferir o artigo completo, clique aqui.

Além disso, a baropodometria também pode ser usada para avaliar a eficácia de dispositivos ortopédicos, como palmilhas ou apoios plantares, que são usados para aliviar a pressão em áreas específicas dos pés.

Outra vantagem da baropodometria é que é uma técnica não invasiva e segura, o que significa que não há risco de danos aos tecidos ou ao paciente durante o processo. Além disso, é uma técnica relativamente rápida e fácil de realizar, o que significa que o paciente não precisa passar por longos períodos de tempo com desconforto ou dor durante a avaliação.

Para saber mais sobre essa ferramenta poderosa, entre em contato com a gente!

Relacionados

Comentários

4 × três =