Avaliação de idosos no BaroScan, entenda a importância

blog

baropodometria em idosos

Avaliação de idosos no BaroScan, entenda a importância

É importante avaliar a pressão plantar de idosos para se prevenir quedas e demais comorbidades que possam interferir em sua qualidade de vida.

À medida que envelhecemos, as alterações no sistema musculoesquelético podem levar a mudanças na distribuição da pressão plantar. Além disso, as doenças crônicas associadas ao envelhecimento, como diabetes e doenças cardiovasculares, podem afetar a sensibilidade dos pés, aumentando o risco de úlceras e lesões.

Por isso, a avaliação da pressão plantar no BaroScan é extremamente importante. Essa avaliação pode ajudar a identificar áreas de alta pressão que podem estar predispostas a lesões ou ulcerações. A avaliação pode fornecer informações sobre a distribuição da carga em diferentes áreas dos pés, o que pode ajudar na prescrição de calçados adequados e na realização de exercícios específicos para fortalecimento muscular e prevenção de quedas.

Como a avaliação no BaroScan é possível extrair o exame de estabilometria, que irá auxiliar o profissional a identificar o equilíbrio daquele paciente, bem como a distribuição de carga em cada um dos pés e as oscilações do centro de pressão. Essa avaliação é considerada essencial, pois poderá ser identificado o risco de queda. As quedas são um problema comum e sério nessa faixa etária e podem resultar em lesões graves, como fraturas de quadril e lesões cerebrais. Além disso, as quedas podem ter um impacto psicológico significativo, levando a um medo de cair novamente e à redução da mobilidade.

A avaliação da pressão plantar pode ajudar a identificar áreas dos pés que estejam sobrecarregadas e que possam estar contribuindo para o risco de queda. Com essas informações, um profissional de saúde pode prescrever exercícios específicos para melhorar o equilíbrio e a coordenação, bem como recomendar calçados adequados e palmilhas personalizadas que podem ajudar a distribuir a pressão de forma mais uniforme.

O BaroScan é uma ferramenta de avaliação que auxilia no diagnostico e também é capaz de mensurar o tratamento, além de mostrar os dados detalhados para o seu paciente. A avaliação da pressão plantar em idosos é uma ferramenta importante na prevenção de lesões e úlceras nos pés, melhoria da qualidade de vida e na prevenção de quedas. Por isso, é importante que os idosos realizem essa avaliação no BaroScan regularmente com um profissional de saúde qualificado.

Para saber mais detalhes sobre essa poderosa ferramenta. Entre em contato!

Relacionados

Comentários

11 + vinte =