Pra que serve o exame de baropodometria?

blog

foto de um exame de baropodometria

Pra que serve o exame de baropodometria?

O exame de baropodometria é um método moderno de medir e quantificar as pressões nas diversas partes do pé durante o apoio por um aparelho chamado baropodômetro. O “teste da pisada”, como também pode ser chamado, consiste em uma plataforma de sensores conectados ao computador e para a realização do exame, basta o paciente se posicionar sobre essa plataforma que faz a leitura dos pés, sendo possível essa avaliação ser estática, ou seja, parado sobre a plataforma, ou ser dinâmica, andando, correndo, saltando, etc.

Dessa forma os dados são passados para o software que reproduz uma imagem completa e colorida em escala termográfica da pisada, permitindo assim diagnosticar com precisão se algo está errado com seu tipo de pé ou pisada e qual o impacto na sua postura e no seu movimento.

O objetivo desse exame consiste em diagnosticar o tipo de pisada e direcionar exercícios ou palmilhas para a correção, identificar áreas com maior pressão ou dor, detectar fatores de risco para o paciente diabético, e analisar a postura para investigar possíveis disfunções na coluna, quadril, joelhos, pés ou tornozelos. 

Os pés são a fonte de equilíbrio do nosso corpo, além disso, são eles que fazem o contato direto com o solo ao longo do nosso dia-a-dia. Dessa maneira, se o paciente não pisar de maneira correta, o peso do corpo também será distribuído incorretamente e poderá causar dores ou até lesões. 

A boa postura é aquela que melhor ajusta nosso sistema musculoesquelético, equilibrando e distribuindo todo o esforço de nossas atividades diárias, favorecendo a menor sobrecarga em cada uma de suas partes. Prevenir e futuramente corrigir possíveis alterações posturais existentes.

Esse exame é importante para que possamos mensurar os desequilíbrios e adequarmos a melhor postura a cada indivíduo, possibilitando a reestruturação completa de nossas cadeias musculares e seus posicionamentos no movimento e/ou na estática. Também fundamental para a indicação de atividades e para a definição das maneiras corretas de realizá-las sem o prejuízo de qualquer parte corporal.

Não é normal viver com dores, para que possamos indicar um profissional qualificado de baropodometria em sua região, fale com a gente!

Relacionados

Comentários

5 × um =