O que é o COP (centro de pressão) e para que serve?

blog

o que é cop

O que é o COP (centro de pressão) e para que serve?

COP significa center of pressure, na língua inglesa, porém adotamos esta nomenclatura para nosso idioma e é a definição de centro de pressão ou centro de pressão plantar, que é uma medida de deslocamento e é influenciado pela posição do centro de massa (COM ou center of mass). Esta grandeza é classicamente associada aos estudos do controle postural por causa de sua relação com o centro de massa (center of mass).

Centro de pressão é o ponto onde a força resultante se encontra. Como exemplo pode-se visualizar uma pessoa parada em pé, o centro de pressão é o ponto entre o pé direito e o pé esquerdo e esse parâmetro é importante, pois através dele podemos analisar o equilíbrio do individuo.

As oscilações do centro de pressão podem indicar muitas alterações que devem ser destacadas e avaliadas de perto para entender e poder desenvolver estratégias para corrigir esse equilíbrio. Um individuo que acabou de passar por uma cirurgia de joelho, por exemplo, está reaprendendo a realizar o movimento e fazer a analise em uma plataforma de pressão para entender as oscilações durante o exame é imprescindível, pois com esse laudo será possível compreender a evolução do tratamento e elaborar estratégias para que esse padrão do centro de pressão volte a ser como era.

Muitos são os fatores que causam alterações do COP e consequentemente da estabilidade postural; dentre eles, destacam-se: a mecânica do movimento executada de maneira errada, gesto postural, sobrecarga nos membros inferiores, calçados, maneira de pisar, saltos, cirurgias, concussão cerebral, impactos com sobrecarga corporal em uma ou ambas as pernas, entre outras.

Com a plataforma de pressão é possível fazer a estabilometria do paciente e identificar os deslocamentos do centro de pressão durante o exame, além de poder visualizar detalhadamente as oscilações do pé direito e do pé esquerdo e para qual direção oscilou mais, entre outras informações possíveis de se extrair com esse exame.

Se quiser saber mais sobre a analise da estabilometria com o BaroScan, entre em contato com a gente.

Relacionados

Comentários

9 + 10 =