Protocolo de concussão cerebral no baropodômetro
A concussão cerebral é uma lesão que afeta todas as áreas do cérebro e que altera temporariamente as suas funções normais, como memória, concentração ou equilíbrio, por exemplo, “concussão é um tipo de trauma que ocorre no cérebro que não gera achados macros copios, é um trauma cerebral a nível microscópio, não deixa rastros para visualizar em uma tomografia, por exemplo,” explica o especialista em concussão cerebral Hermano Pinheiro.
Geralmente, a concussão cerebral é mais frequente após traumas mais graves, como acidentes de trânsito, mas também pode surgir devido a quedas ou pancadas na cabeça devido esportes de contato. Desta forma, mesmo pancadas leves na cabeça podem provocar uma concussão cerebral.
Veja, a seguir, alguns sintomas comuns de concussão:
- Confusão;
- Dor de cabeça;
- Distúrbios da visão (visão dupla ou embaçada);
- Tontura ou desequilíbrio;
- Náusea ou vômito;
- Perda de memória;
- Zumbido nos ouvidos;
- Dificuldade de concentração;
- Sensibilidade à luz;
- Perda de cheiro ou do sabor;
- Dificuldade em adormecer.
Protocolo de concussão cerebral no esporte
O protocolo é rígido e contém algumas etapas fundamentais para a saúde da pessoa envolvida. Em uma das etapas a avaliação do equilíbrio se faz necessária, por isso a importância do baropodômetro para analisar as oscilações plantares durante o exame.
O atleta é colocado na plataforma e assim é possível visualizar as oscilações de forma didática na analise da estabilometria.
Com esses dados é possível avaliar a velocidade do centro de pressão, as oscilações plantares durante o exame e diversas variáveis que podem ser visualizadas didaticamente no software.
A baropodometria auxilia na melhor visualização e interpretação dos dados obtidos no exame, assim é possível o profissional escolher o tratamento que melhor se encaixa com os resultados.