O que é o teste de baropodometria?

blog

teste de baropodometria

O que é o teste de baropodometria?

A baropodometria é uma técnica de exame, informatizada, que permite avaliar a pressão plantar e descrever suas alterações (ANJOS, 2006). Fornece uma documentação objetiva, considerada como o fundamento da avaliação científica para o tratamento das disfunções do sistema musculoesquelético, através da avaliação da distribuição da carga plantar, além de informações sobre a superfície dos pés, morfologia do passo, pressão média e máxima exercida sobre os pés, e tipo do pé: normal, cavo ou plano, sendo uma ferramenta importante para compreender as influências posturais sobre os pés e vice versa (OLIVEIRA et al., 1998; CHAMLIAN, 1999; CASTRO, 2007). A pressão plantar é calculada pela relação entre força e superfície de apoio (ANJOS, 2006).

Com mais de 40 anos dos primeiros estudos a baropodometria se torna cada vez mais atual.

Um estudo que ultrapassa os 40 anos dos primeiros relatos vem se tornando cada vez mais moderno em conjunto a tecnologias e inovações que permeiam a área.

A avaliação baropodométrica teve seus primeiros estudos na Universidade de Montpellier, em 1978, por meio de análise de medidas computadorizadas de sistemas de pressão, para o estudo estático e dinâmico de descarga de massa plantar. (Dados retirados do site crefito8.gov.br)

BARO = PRESSÃO

PODO = PÉS

METRIA = MEDIDA

Portanto, basicamente é a medida das pressões plantares.

A baropodometria é um exame computadorizado que avalia as pressões plantares dos pés, a fim de identificar a pisada. Assim, é avaliado a distribuição da carga, a pressão exercida em cada perna, e também como está a distribuição da parte de trás do pé, do calcanhar e a parte da frente. Esse exame é feito sob uma plataforma equipada com milhares de sensores, chamada: Baropodômetro.

O teste de baropodometria ou exame de baropodometria é feito nessa plataforma de pressão e tem como objetivo avaliar os pés do paciente, os picos de pressão exercidos durante o exame, a estabilometria e as variações do centro de pressão.

Não é exame invasivo e não há contra indicação, é necessário apenas um profissional capacitado para fazer o procedimento e a analise. Não é preciso realizar quaisquer preparação para a realização do exame, é o profissional que irá guiar a melhor maneira de se avaliar dentro do objetivo pretendido.

Esse teste é beneficio para diversas áreas de atuação, ajudando a identificar diversas dores, prevenir lesões e mensuração de resultados.

Quer saber mais sobre o exame? Fale com a gente!

Relacionados

Comentários

dois × cinco =